Coordenação e pesquisadores

Coordenação:

Ana Célia Castro

Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Diretora do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ. Vice-Coordenadora do INCT/PPED. Presidente do FOBREAV (Fórum Brasileiro de Estudos Avançados). Coordenadora do Secretariado do Conselho Consultivo Nacional do Grupo de Engajamento T20 (Think tanks) do G20. Scientific Advisory Board of IN+, Universidade Técnica de Lisboa. Membro do IBRACH (Instituto de Estudos Brasil – China). Senior Fellow do CEBRI (Centro Brasileiro de Relações Internacionais). Membro do Conselho Diretivo do Internacional Research and Training Center for Science and Technology Strategy 2 (CISTRAT). Coordenadora do NUPPAA (Núcleo de Políticas Públicas, Análise e Avaliação, programa que agrega o INCT/PPED, INCT-IDPN, INCT Proprietas). Membro do Conselho de Diretores do Fórum de Ciência e Cultura UFRJ. Membro do Conselho Consultivo do ALUMNI. Áreas de atuação: Economia, com ênfase em Economia Institucional, atuando principalmente nos campos temáticos: políticas de inovação; governança do conhecimento; capacitações; tendências tecnológicas; estudos sobre futuros; competitividade; sistema agroindustrial. Professora Voluntária do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (Instituto de Economia da UFRJ). Formação acadêmica: Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidad de Chile (1972), mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1976), doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e pós-doutorado (Universidade da Califórnia, Berkeley, 1999/2000).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4821494129200374

Paulo Jannuzzi

Coordenador-geral da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE) desde setembro de 2023 e professor da instituição desde 2002. Atua também como professor-colaborador da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) desde 2004 e integra, como pesquisador-colaborador, o Centro de Colaboração Interinstitucional de Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas da Universidade Federal de Goiás (CIAP/UFG) e o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unicamp (NEPP), desde 2023. É membro do Conselho Consultivo da Associação Nacional de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Campo de Públicas (ANEPCP) desde 2022. Com ampla trajetória na administração pública, foi Secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social entre 2011 e 2016, e membro do Painel de Especialistas em Avaliação do Escritório de Avaliação Internacional do PNUD, em Nova York, entre 2016 e 2019. Atuou ainda na Fundação SEADE como assistente técnico da Diretoria Executiva (2005–2010) e como analista socioeconômico (1994–2002). Entre 1993 e 2002, foi professor da Faculdade de Economia da PUC-Campinas. Iniciou sua carreira profissional como analista de sistemas na Unisys Eletrônica Ltda. (1986–1990) e como agente censitário municipal do IBGE (1991). Sua formação acadêmica inclui pós-doutorado em Administração Pública pela EBAPE/FGV (2021), especialização em Sociedade e Política pelo IESP/UERJ (2019–2020), doutorado em Demografia pelo IFCH/Unicamp (1998), mestrado em Administração Pública pela EAESP/FGV (1994) e graduação em Matemática Aplicada e Computacional pelo IMECC/Unicamp (1985).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2664927208127192

Produção destacada:

Crescimento urbano saldos migratórios e atratividade residencial

Cenários futuros e projeções populacionais para pequenas áreas: método e aplicação para distritos paulistanos 2000-2010

César Augusto Marques da Silva

Coordenador-geral adjunto da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE) desde outubro de 2023 e pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas no IBGE desde 2014. Integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas da ENCE e atua como professor da Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território desde 2015. Entre 2016 e 2020, coordenou a Pós-Graduação da instituição e, de 2018 a 2022, exerceu os cargos de coordenador-geral substituto da ENCE e presidente do Comitê de Coordenação de Treinamento (CCT) do IBGE. Sua atuação na comunidade científica inclui a participação na diretoria da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), onde foi tesoureiro entre 2019 e 2022, além de integrar o comitê científico da Population-Environment Research Network (PERN) entre 2019 e 2023. É pós-doutor em Demografia pela Universidade de Viena (2023), doutor (2014) e mestre (2010) em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde também concluiu a graduação em Ciências Sociais (2007).

Pesquisadores em ordem alfabética:

Amilton José Moretto

Bianca Louzada Xavier Vasconcellos 

Atualmente, desenvolve pesquisa pós-doutoral (CPDA/UFRRJ), com foco nas desigualdades espaciais produtivas, no âmbito do projeto do IBGE: Os Múltiplos e Dinâmicos Processos Socioeconômicos e Ambientais no Brasil a Partir do Censo Demográfico 2022. É pesquisadora associada ao Grupo de Economia da Inovação (GEI/UFRJ), onde desenvolve estudos nas áreas de Geografia Econômica, Desenvolvimento Regional, Estrutura Produtiva Fluminense, Complexidade Econômica, Bases de Conhecimento Regionais, Inovação, Mudança Estrutural e Políticas Públicas. Doutora em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento (PPED/UFRJ), mestre em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (PPGDT/UFRRJ) e bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Realizou pós-doutorado (2022) no projeto Difusão e Divulgação Científica na UFRJ, no âmbito do Fórum de Ciência e Cultura, com pesquisa voltada à Economia Fluminense. Atuou como professora de Economia na UFRRJ (2017–2018) e de Gestão Pública na Universidade Federal Fluminense (VMD/UFF) em 2023. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6522952293111002; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3343-7391; ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Bianca-Vasconcellos?ev=hdr_xprf; LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/bianca-louzada-xavier-vasconcellos-45b258169/

Produção destacada:

Complexidade Industrial e Bases de Conhecimento em redes: entraves para o desenvolvimento econômico e potencial do Complexo Econômico-Industrial da Saúde na Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Mudanças na complexidade econômica das mesorregiões do estado do rio de janeiro entre 2006 e 2019: oportunidades e desafios

Complexidade da indústria petrolífera na região metropolitana do rio de janeiro: as limitações da estrutura produtiva na busca pela sofisticação

Contato: bianca.ufrrj@gmail.com

Breynner Ricardo de Oliveira

Bruno Salgado Silva

Camila da Silva Vieira

Estela Maria Souza Costa Neves

Felipe Rangel Tavares

Fillipi Lúcio Nascimento da Silva

Flavio Gaitán

Francisco Eduardo Pires de Souza

Francisco José Mendes Duarte

Jianne Inês Fialho Coelho

Joice Soares 

Kleber Fernandes de Oliveira

Leonardo de Jesus Melo

Luiz Antonio Chaves de Farias

Marcelo Lima

Sociólogo e turismólogo de formação com especialização em Gestão Sustentável do Turismo e Gestão Ambiental. Pesquisador membro do Grupo de pesquisa “Governança, Ambiente, Políticas Públicas, Inclusão e Sustentabilidade” (GAPIS/Programa Eicos/IP e PPED/IE/UFRJ). Além do Núcleo SINERGIA: Subjetividades, Turismo, Natureza e Cultura (Programa Eicos/IP e PPED/IE/UFRJ) e da Rede TAPIS – Rede de Turismo Áreas Protegidas e Inclusão Social. Integra ainda a Rede franco-brasileira de Turismo, Patrimônio e Políticas Públicas (Rede TP3). Pós-doutorado (em andamento) no Programa Eicos (Instituto de Psicologia/UFRJ), desenvolvendo atividades de pesquisa relativas ao Projeto intitulado Turismo, natureza e cultura: desafios para integração de políticas públicas no horizonte da Agenda 2030. Formação interdisciplinar com Mestrado (2014) e Doutorado (2019) em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pelo Programa EICOS/IP/UFRJ. Foi bolsista do Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), financiado pela CAPES, com estágio na Universidad de Santiago de Compostela (Espanha), em 2017. Está vinculado ao Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Patrimônio Cultural do CEFET/RJ. Atualmente tem se dedicado aos estudos sobre as conexões possíveis entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, com o turismo. Além de trabalhar com as interfaces entre turismo, natureza e cultura, investigando os desafios para a consolidação de iniciativas de Turismo de Base Comunitária (TBC), tendo em vista as suas respectivas políticas setoriais. Desenvolve pesquisa sobre a compreensão e o uso dos mecanismos do software ATLAS.ti no processo de sistematização e de análise qualitativa de dados nos projetos desenvolvidos pelo pesquisador. 

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2892363735528766

Contato: marceloaglima@ufrj.br

Produções destacadas:

LIMA, M.A .G.; IRVING, M. A.; OLIVEIRA, E. Decodificando Narrativas de Políticas Públicas de Turismo no Brasil. Revista brasileira de pesquisa em turismo, v. 16, p. e-2094-15, 2022.

ROVERE, R. L. L.; IRVING, M. A.; LIMA, M. A. G. Turismo e sustentabilidade: contexto, obstáculos e potencialidades no Estado do Rio de Janeiro. In: Mauro Osorio; Luiz Martins de Melo; Maria Helena Versiani; Maria Lúcia Werneck. (Org.).. (Org.). Uma Agenda para o Rio de Janeiro: estratégias e políticas públicas para o desenvolvimento socioeconômico. 1ed.Rio de Janeiro: FGV Editora, 2015, v. 1, p. 197-227.

OLIVEIRA, E.; IRVING, M. A ; LIMA, M. A. G.; FERREIRA, G. F. A Meta 11 de Aichi da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB): avanços e retrocessos em políticas públicas de proteção da natureza no Brasil, à luz da cobertura jornalística. Desenvolvimento em Debate (INCT/PPED), v. 1, p. 199-239, 2022.

Márcio Vinícius de Oliveira

Marta de Azevedo Irving 

Professora e pesquisadora sênior do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/IP/UFRJ), do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED/IE/UFRJ) e, do Pograma Futuros (CBAE/FCC/UFRJ). Coordenadora da Cátedra de Ambiente e Sustentabilidade do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE/FCC/UFRJ) e pesquisadora sênior do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED/CNPq). Professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entre 2023 e 2025. Perfil acadêmico interdisciplinar, com graduação em Biologia (UFRJ) e em Psicologia (UERJ). Mestrado em Gestão Costeira (Southampton University) e Doutorado em Ciências (Universidade de São Paulo). Pós-Doutorado em Gestão Social da Biodiversidade no Département dÉcologie et Gestion de la Biodiversité no Musée dHistoire Naturelle (MNHN) e, no CRBC/ École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) da França. Professora e pesquisadora convidada do Département Hommes, Natures et Sociétés do MNHN e do IREST/Paris 1 (França), além do Departamento de Geografia da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e do Oslo and Akershus College of Applied Sciences (Noruega), alem de ter contribuido com inumeros projetos no âmbito do Sistema das Nações Unidas e demais instituições de alcance internacional. Em seu percurso profissional tem conduzido a reflexão ética e crítica sobre o campo da sustentabilidade, à luz da Ecologia Social e Política, com foco na temática de governança vinculada à agenda socioambiental, com ênfase em gestão social da biodiversidade, em suas interfaces com as demais políticas públicas. Suas pesquisas partem da ressignificação da relação entre natureza e cultura, na contemporaneidade, e seus rebatimentos nas agendas global e nacional do desenvolvimento. Com base na perspectiva teórica sobre sustentabilidade e governança socioambiental, alguns temas tem orientado suas pesquisas, atualmente, nas interfaces com o debate associado à conservação da biodiversidade, envolvendo áreas protegidas e patrimônio; cultura e direito de povos e populações tradicionais; lazer, turismo e ética da sustentabilidade; desenvolvimento de tecnologias participativas como instrumentos para a ação comunitária e  desenvolvimento local, em articulação com a questão climática e políticas setoriais conexas, à luz da Agenda 2030, entre outros. A pesquisadora tem status de Bolsista de Produtividade do CNPq e coordena os Grupos de Pesquisa Governança, Ambiente, Políticas Públicas, Inclusão e Sustentabilidade (GAPIS/Lattes/CNPq) e, o Núcleo Sinergia: Subjetividades, Turismo, Natureza e Cultura (Sinergia/Lattes/CNPq), Coordenou também o Projeto  de Cooperação Internacional Sustentabilidade e Inclusão Social: Rumo à Agenda 2030, no âmbito do Programa CAPES/PRINT, entre varios outros. Em seu currículo são registradas inúmeras dissertações e teses de doutorado, além da autoria de livros e artigos científicos no campo das Ciências Sociais Aplicadas, de alcance nacional e internacional.

Link CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1912229324377473

Contato: mirving@mandic.com.br

Produção destacada:

Sustentabilidade e o futuro que não queremos: polissemias, controvérsias e a construção de sociedades sustentáveis. Sinais Sociais, v. 9, p. 11-36, 2014. https://www.academia.edu/38993894/Sustentabilidade_e_O_futuro_que_n%C3%A3o_queremos_polissemias_controv%C3%A9rsias_e_a_constru%C3%A7%C3%A3o_de_sociedades_sustent%C3%A1veis

Droit des populations et peuples traditionnels et aires protégées. Tensions etcontradictions dans les politiques publiques de protection de la nature au Brésil. In: Éric Glon; Bastien Sepúlveda. (Org.). Autochtonies: Regards croisés sur les territorialités et les territoiresdes peuples autochtones. 1ed.Lille: Presses universitaires de Rennes (PUR), 2021, v. 1, p. 1-35. https://books.openedition.org/pur/255501

Agenda da biodiversidade em risco? Decodificando tendências de políticas públicas de proteção da natureza no Brasil. In: Alexandre de Ávila Gomide; Michelle Morais de Sá e Silva; Maria Antonieta Leopoldi. (Org.). Desmonte e reconfiguração de políticas públicas (2016-2022). 1ed.Brasília: IPEA; INCT/PPED, 2023, v. 1, p. 185-214. https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11947

Maria Michelle Fernandes Alves

Paula Alves de Almeida

Paula Silva de Carvalho 

Paula Vivacqua Boarin

Pedro Fandiño

Raphael Villela Almeida

Renata Amorim

Renata Amorim

Pesquisadora com formação interdisciplinar no campo socioambiental. Professora Substituta no Departamento de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), responsável pelas disciplinas Planejamento Ambiental e Introdução à Agroecologia do curso de bacharelado em Ciências Ambientais. Pós-doutorado em andamento e doutorado realizado no Programa EICOS de Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EICOS/IP/UFRJ). Foi pesquisadora visitante no Departamento de Xeografia da Universidade de Santiago de Compostela e no Centro de Investigación Interuniversitario das Paisaxes Atlánticas Culturais (CISPAC) Galícia, Espanha. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e mestrado em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Integra o Grupo de Pesquisa em Governança, Ambiente, Políticas Públicas, Inclusão e Sustentabilidade (GAPIS/CNPq/UFRJ) e a Linha de Pesquisa Governança de Bens Comuns e Serviços Ecossistêmicos na Economia Sustentável do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT/PPED/CNPq). Desenvolve projetos de pesquisa e ação voltados à justiça socioambiental, adaptação climática e restauração ecológica, com participação ativa em experiências de Agroecologja e Educação Popular com povos e comunidades tradicionais. Possui formação complementar em Educação para Sustentabilidade pelo Programa Gaia Education. Possui larga experiência profissional em estudos e projetos voltados para o licenciamento ambiental de projetos de desenvolvimento e infraestrutura no setor de óleo, gás e energia. Atua ainda como consultora em projetos voltados para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável. É sócia-diretora na Cambarás Projetos Socioambientais, elo na articulação da Teia dos Povos e membro do Conselho de Assentamentos Sustentáveis do Brasil (CASA Brasil).

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2312831217864729

Publicações destacadas:

ROYSEN, Rebeca; MARTINS ARRUDA, Beatriz; FERREIRA, Roberto; FONSECA, Renata Amorim Almeida; ALVARENGA, Maria A. A.; DUARTE , Luiz Guilherme Mafle Ferreira. Zonas de Agroecologia e Ecovilas: uma proposta para os planos diretores municipais. Sustentabilidade: Diálogos Interdisciplinares, [S. l.], v. 2, p. 1–15, 2021. https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/sustentabilidade/article/view/5527

FONSECA, Renata Amorim Almeida; IRVING, Marta de Azevedo; NASRI, Yasmin Xavier Guimarães; FAICO, Graciella. Sustainability and social transformation: the role of ecovillages in confluence with the pluriverse of community-led alternatives. Climate Action. Springer Nature. 1, 23, 2022. https://link.springer.com/article/10.1007/s44168-022-00022-5

FONSECA, Renata Amorim Almeida; IRVING, Marta de Azevedo; NASRI, Yasmin Xavier Guimarães; FAICO, Graciella. Por outros modos de bem viver: alternativas sistêmicas, pluriverso e as ecovilas nas confluências comunitárias. In: Para Além do Antropoceno: crise climática, novas ontologias e alternativas à modernidade antropocêntrica do E-caderno CES da Universidade de Coimbra, 38, 2022. https://journals.openedition.org/eces/7715.

FONSECA, Renata Amorim Almeida; IRVING, Marta de Azevedo; TAKEITI, Beatriz Akemi. Confluência de Alternativas na Articulação da Teia dos Povos: Inspirações para Outros Mundos Possíveis. In: Saberes e Povos Tradicionais: o legado da reconstrução ontológica, pluriepistêmica e transcultural. Rio de Janeiro: Revista Interfaces – UFRJ. Vol. 34, no 2, p. 56-82. 2025. https://revistas.ufrj.br/index.php/interfaces/article/view/67388

Renato Raul Boschi

Thais Moreno 

Pesquisadora e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/IP/UFRJ). Perfil acadêmico interdisciplinar, com graduação em Psicologia (PUC-SP), Mestrado em Ciências (Schumacher College/Plymouth University) na Inglaterra. Em seu percurso profissional tem se dividido entre prática e pesquisa, com experiência em diversos setores. Tem conduzido a reflexão crítica sobre o campo da sustentabilidade e conservação da biodiversidade, à luz da Psicossociologia e Ecologia Social, com foco na agenda socioambiental das transformações para futuros justos e sustentáveis. Suas pesquisas e atuação prática partem da ressignificação da relação entre homem e natureza e seus rebatimentos nas agendas global e nacional do desenvolvimento. Com base nessa perspectiva, alguns temas orientam suas pesquisas como: relação entre conservação da biodiversidade, bem-estar humano; gestão participativa, processos coletivos e comunitários; mudanças climáticas; aprendizagem experiencial; fomento da conexão com a natureza e desenvolvimento pessoal em ambientes naturais; povos e populações tradicionais; desenvolvimento de tecnologias participativas como instrumentos para a ação comunitária, entre outros. A pesquisadora é Bolsista de Produtividade da CAPES e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Governança, Ambiente, Políticas Públicas, Inclusão e Sustentabilidade (GAPIS/Lattes/CNPq).

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8361348570742529

Contato: morenosoareathais@gmail.com

Produções destacadas:

Tourism and Leisure as Cultural Ecosystem Services: Counter-Hegemonic Contributions to the Debate. In: Pamela D. McElwee; Karen E. Allen; Rachelle K. Gould; Minna Hsu; Jun He. (Org.). The Routledge Handbook of Cultural Ecosystem Services. 1ed.New York: Routledge, 2025. https://www.taylorfrancis.com/chapters/oa-edit/10.4324/9781003414896-9/tourism-leisure-cultural-ecosystem-services-thais-moreno-soares-marta-de-azevedo-irving-yasmin-xavier-guimar%C3%A3es-nasri-beatriz-cabral?context=ubx&refId=6d980626-1034-476a-a049-b7be9becaeeb

Transformative change for a sustainable management of global commons? biodiversity, forests and the ocean. Recommendations for international cooperation based on a review of global assessment reports and project experience. 2022. https://www.ufz.de/index.php?en=20939&pub_id=25945

Chapter 2. Conceptualizing the diverse values of nature and their contributions to people.. Bonn: IPBES secretariat, 2022 (Capitulo do IPBES methodological assessment of the diverse values and valuation of nature). https://doi.org/10.5281/zenodo.6493134

Yasmin Nasri

Professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP Leste), no curso de Bacharelado em Lazer e Turismo. Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política (ProMuSPP/USP). Também é professora convidada da Pós-Graduação Lato Sensu em Sociedade, Linguagem e Relações Internacionais (CEFET/RJ), integrando o eixo Memória, Saberes e Decolonialidade, e conduzindo a disciplina sobre Povos Originários e Bem Viver. Formação interdisciplinar, com pós-doutorado (em andamento desde 2023), doutorado (2023) e mestrado (2018) no Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS), do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi bolsista do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), financiado pela Capes, com capacitação discente no Institut de Recherche et d’Etudes Supérieures du Tourisme (IREST), vinculado ao Departamento de Geografia da Université Paris 1 – Panthéon Sorbonne (França), em 2023. Graduada em Geografia (2021) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Gestão de Turismo pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) (2015), com especialização em Turismo Sustentável (2018) (CEFET/RJ). É pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa Governança, Ambiente, Políticas Públicas, Inclusão e Sustentabilidade (GAPIS/CNPq/UFRJ); ao Núcleo SINERGIA: Subjetividades, Turismo, Natureza e Cultura (CNPq/UFRJ); ao Programa de Extensão Observatório de Governança, Biodiversidade, Áreas Protegidas e Inclusão Social (OBSAPIS/UFRJ); ao Observatório de Parcerias em Áreas Protegidas (OPAP/UFRRJ); ao Laboratório de Pesquisa e Extensão em Meio Ambiente e Sociedade (LEMAS/UFRJ); ao Grupo de Pesquisa Conservação Colaborativa e Áreas Protegidas e Conservadas (Geccap/GEO/USP); e ao Grupo de Pesquisa em Turismo: Neurociências e Computação (UFJF). Integra a Linha de pesquisa Governança de Bens Comuns e Serviços Ecossistêmicos na Economia Sustentável do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT/PPED/CNPq). 

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1557601362682295

Contato: yasminnasri@usp.br

Produções destacadas:

Collaborative Conservation for Inclusive, Equitable, and Effective Systems of Protected and Conserved Areas – Insights from Brazil – https://www.mdpi.com/2071-1050/15/24/16609

Turismo e áreas protegidas: tendências globais e desafios para a integração de políticas públicas – https://journals.openedition.org/confins/45109

Parque Estadual da Costa do Sol (RJ): Patrimônio natural estratégico para o turismo regional? – https://periodicos.ufpa.br/index.php/pnaea/article/view/10440

Apoio institucional:

Wellington José Gonçalves Pinto